Artista: Paloma Carvalho
Curadoria: Shannon Botelho
Período: 21/10/2023 a 01/12/2023
Curadoria: Shannon Botelho
Período: 21/10/2023 a 01/12/2023
Cor, Luz, Espaço
A cor, a luz e o espaço compõem uma tríade fundamental para a pesquisa de Paloma Carvalho, que
apresenta nesta exposição um recorte recente de seu trabalho. Embora cada um dos elementos possua um
sentido particular, podendo até mesmo abrir-se em muitas significações, desta vez, conformam uma
experiência estética que convoca o corpo e suas percepções.
apresenta nesta exposição um recorte recente de seu trabalho. Embora cada um dos elementos possua um
sentido particular, podendo até mesmo abrir-se em muitas significações, desta vez, conformam uma
experiência estética que convoca o corpo e suas percepções.
Ancorada nas pesquisas visuais derivadas do minimalismo e nos experimentos cinéticos sul-americanos – que
possuem importante valor político, por terem internacionalizado a nossa produção de arte –, a poética da
artista estabelece um nexo entre a materialidade – ou imaterialidade – da cor e da luz na transformação
perceptiva dos espaços. Quer seja em um ambiente que atua como suporte da obra, quer seja em um objeto
prosaico, o fenômeno visual é condicionado à experiência do lugar, que está suscetível ao tempo. Paloma
Carvalho é uma artista-pesquisadora, já percorreu os campos do cinema, teatro, pintura. Todos estes saberes
corroboraram para que neste momento, o seu trabalho transite por proposições institucionais que dialogam
com os espaços onde a obra pode acontecer – mesmo antes de ser instalada, por ser um projeto específico
de ocupação –.
possuem importante valor político, por terem internacionalizado a nossa produção de arte –, a poética da
artista estabelece um nexo entre a materialidade – ou imaterialidade – da cor e da luz na transformação
perceptiva dos espaços. Quer seja em um ambiente que atua como suporte da obra, quer seja em um objeto
prosaico, o fenômeno visual é condicionado à experiência do lugar, que está suscetível ao tempo. Paloma
Carvalho é uma artista-pesquisadora, já percorreu os campos do cinema, teatro, pintura. Todos estes saberes
corroboraram para que neste momento, o seu trabalho transite por proposições institucionais que dialogam
com os espaços onde a obra pode acontecer – mesmo antes de ser instalada, por ser um projeto específico
de ocupação –.
Para esta exposição, Paloma Carvalho focalizou a sua atenção no lugar, em suas dimensões, na luminosidade
e na emoção do ambiente. Neste sentido, podemos afirmar que o espaço expositivo da Villa Mandaçaia se
tornou o mote para a produção das obras. Com uma janela frontal – que recebe luz indireta do céu azul –
e conformada em uma planta retangular de pé direito elevado, a galeria abriga a instalação de duas peças
que ocupam simetricamente o ambiente, opondo-se e complementando-se mutuamente. Além destas, há
objetos onde a pintura encontra suporte em materiais de construção, que ganham novo significado. Peneiras,
telas fachadeiras, utensílios industriais que deslocados de suas finalidades abrigam a experiência estética
da cor e da luz em relação. São objetos alterados de suas funções para fundirem-se no espaço real,
estimulando o pensamento não verbal e acolhendo as ambiguidades captadas pelo olhar.
e na emoção do ambiente. Neste sentido, podemos afirmar que o espaço expositivo da Villa Mandaçaia se
tornou o mote para a produção das obras. Com uma janela frontal – que recebe luz indireta do céu azul –
e conformada em uma planta retangular de pé direito elevado, a galeria abriga a instalação de duas peças
que ocupam simetricamente o ambiente, opondo-se e complementando-se mutuamente. Além destas, há
objetos onde a pintura encontra suporte em materiais de construção, que ganham novo significado. Peneiras,
telas fachadeiras, utensílios industriais que deslocados de suas finalidades abrigam a experiência estética
da cor e da luz em relação. São objetos alterados de suas funções para fundirem-se no espaço real,
estimulando o pensamento não verbal e acolhendo as ambiguidades captadas pelo olhar.
A cor a que somos apresentados não possui a mesma natureza daquelas que cotidianamente elegemos para
compor objetos ou indumentária. Ela é o conceito que opera, sob a égide da luz, uma ativação no recinto e
nos coaduna com o tempo, uma vez que pode ser sentida com o corpo. Embora, nas obras a cor seja inerente
à forma, ela não pigmenta as superfícies – não se trata de um procedimento pictural –, antes opera um
fenômeno existencial que descortina o tempo e o lugar, impondo-nos a percepção exata do agora. As cores
muito saturadas – magenta, verde, azul, laranja –, cujas sobreposições produzem novas cores, se tornam
delicadas sobre os suportes vazados. Buscam a fusão com o ambiente, procuram superar a dicotomia figurafundo.
compor objetos ou indumentária. Ela é o conceito que opera, sob a égide da luz, uma ativação no recinto e
nos coaduna com o tempo, uma vez que pode ser sentida com o corpo. Embora, nas obras a cor seja inerente
à forma, ela não pigmenta as superfícies – não se trata de um procedimento pictural –, antes opera um
fenômeno existencial que descortina o tempo e o lugar, impondo-nos a percepção exata do agora. As cores
muito saturadas – magenta, verde, azul, laranja –, cujas sobreposições produzem novas cores, se tornam
delicadas sobre os suportes vazados. Buscam a fusão com o ambiente, procuram superar a dicotomia figurafundo.
A percepção da cor, a sensação visual provocada por seus arranjos e a ocupação espacial realizada por
Paloma fazem um convite ao observador, a fim de que este perceba e atue ativamente no lugar. A cor, neste
ambiente, é direção e comando. Pois, se ela é ativa e capaz de transfigurar a própria noção de espaço,
também está apta para ampliar a nossa percepção e nos tornar mais ativos no mundo e nas relações que
estabelecemos nele.
Paloma fazem um convite ao observador, a fim de que este perceba e atue ativamente no lugar. A cor, neste
ambiente, é direção e comando. Pois, se ela é ativa e capaz de transfigurar a própria noção de espaço,
também está apta para ampliar a nossa percepção e nos tornar mais ativos no mundo e nas relações que
estabelecemos nele.
Shannon Botelho
2023
2023