

1. Sobre o Laboratório de Videodança
O Laboratório de Videodança com Maryah Monteiro é um espaço de experimentação teórico-prática que explora o campo transdisciplinar da videodança, combinando elementos de dança, cinema, artes visuais e outras práticas artísticas. Os participantes terão a oportunidade de imergir em processos criativos e de construção coletiva, culminando na criação de uma videodança ao final do curso. O laboratório também abordará o contexto histórico da videodança, com destaque para as artistas pioneiras na América Latina.
Este laboratório é um projeto selecionado pelo Edital de apoio à formação, difusão, pesquisa e preservação do audiovisual mineiro, da Lei Paulo Gustavo, lançado em 2023 pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) – Minas Gerais.
2. Quem pode participar
O edital é aberto para pessoas com ou sem experiência em videodança, mas que atuam em áreas artísticas como; dança, teatro, circo, música, performance (artes visuais)
Além disso, são encorajadas inscrições de artistas pertencentes a grupos historicamente sub-representados, como pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, quilombolas, baixa renda e pessoas portadoras de deficiência.
3. Critérios de seleção
A seleção será feita com base nos seguintes critérios:
Experiência artística e trajetórias em áreas afins
Disponibilidade para o curso (15/12 a 18/12/2024)
Motivação para participar do laboratório
15 vagas afirmativas destinadas a artistas de grupos historicamente sub-representados.
4. Inscrições
Para participar do processo de seleção, os interessados devem:
Preencher o formulário de inscrição (disponível online) com seus dados pessoais e trajetória artística.
Anexar um currículo e/ou portfólio artístico.
As inscrições estarão abertas do dia 09 de novembro ao dia 30 de novembro de 2024.
5. Publicação dos resultados
Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 05 de dezembro de 2024, através de contato por e-mail e redes sociais do Mandaçaia Projetos. O laboratório será realizado entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2024.
6. Informações adicionais
O laboratório será realizado no espaço Mandaçaia Projetos, localizado na Serra da Mantiqueira, no Vale da Santa Clara, Bocaina de Minas/MG.
O curso terá carga horária integral durante os quatro dias, e os participantes devem estar disponíveis para o período completo.
Serão fornecidos materiais necessários para as atividades práticas, como dispositivos de gravação de vídeo (celulares, câmeras, computadores para edição).
7. Dúvidas e informações adicionais:
E-mail: oanexoarte@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/mandacaia_projetos?igsh=amVjdjdhOGgydGw4
E-mail: oanexoarte@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/mandacaia_projetos?igsh=amVjdjdhOGgydGw4
Sobre Maryah Monteiro
Bailarina, atriz, realizadora audiovisual e pesquisadora, se dedica à videodança como metodologia e expansão de processos artísticos. Idealizadora, produtora e curadora da RASGO - Mostra Latinoamericana de Videodança e Performance (Ouro Preto-MG). Em parceria com o FRICC - Festivalito Rodante Internacional de CoreoCinema (Uruguai), integra o grupo Nuevas Creadoras, formado por mulheres latino-americanas (Argentina, Brasil, Colômbia, México, Uruguai), pertencentes a uma geração que se formou com uma das pioneiras da videodança (Silvina Szperling) e uma vanguardista do conceito de coreo-cinema (Ximena Monroy), a fim de realizar encontros de formação em videodança e outras atividades neste campo.
Desde 2012, participa com produções próprias e coletivas em mostras e festivais nacionais e internacionais de videodança como: Derrumbes - Festival Internacional de Videodanza de la Costa de Oaxaca (México), 4er Festival Encuentro Danza Pichilemu “ANANDA” (Chile), XVII e XVIII Festival Internacional de Videodanza DVDanza Habana, Movimiento y Ciudad (Cuba), Festivalito Rodante Internacional de CoreoCinema - FRICC (Uruguai), Inmediata Festival Internacional de Videodanza (Argentina), Bienal SESC Dança 2021 (BRA), PAUSE Leverage Dance (USA), MOVE Concreto - Mulheres e Videodança (BRA), Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul - FIVRS (BRA), Videodance Brasil Festival, Cobai Rosario Festival 2021 (Argentina), Screendance Miami Festival 2020 (USA), Moving Body Festival 2020 (Bulgária), Internacional Videodance Festival Quinzena de Dança de Almada - Video dance Showcase (Portugal), Mostra Midia Dança: Videodança em Fortaleza/CE (BRA), Mostra CULTDANCE (Brasília/BRA), Festival de Videodanza da Colombia (Videomovimiento), Festival Internacional de Videodanza del Uruguay (FIVU), Mostra Internacional de Videodança de São Carlos (BRA), Festival de Inverno de Campina Grande (BRA), Mostra Internacional de Videodança na Amazônia –MIVA (BRA).
Em São Paulo, de 2013 a 2017, integrou o grupo [-MOS] de dança e performance, com Karime Nivoloni, Mariana Molinos e Valeska Figueiredo com quem colaborou com criação e produção. Atuou também em São Paulo, entre 2013 e 2014, como artista-residente do COMO Clube, e como atriz com o grupo Teatro de Transeuntes (2014 a 2017) . De 2014 a 2016 foi artista-educadora do PIÁ – Programa de Iniciação Artística, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. De 2017 a 2019, foi artista-professora da Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA (São Paulo).
