Artista: Genietta Varsi
Curadoria: Lisa Blackmore
Abertura: 03/06/2023 às 15h
Período: 03/06 a 01/07
Curadoria: Lisa Blackmore
Abertura: 03/06/2023 às 15h
Período: 03/06 a 01/07
Porosibilidades: gotejar, esgotejar
Nesta exposição, Genietta Varsi convida-nos a experimentar as interpermeações de corpos líquidos em movimento – as sutis secreções do suor que emanamos e os fluxos quase imperceptíveis do Córrego Verde que corre sob os nossos pés. Viemos da água, mas o corpo e a cidade foram submersos na hidrofobia. As políticas da água e a urbanização capitalista modificaram os territórios, favorecendo uma visão tecnicista que subordina os corpos e a água à produtividade. Rios represados, invertidos, retificados, canalizados e soterrados são tentativas de sistematizar os gestos das águas vivas. A separação entre mente e corpo enterrou o conhecimento fino que surge da experiência sensorial.
Como podemos recuperar-nos dessas brechas numa época em que a porosidade dos corpos, as secas e as inundações se impõem com força? É preciso tatear as interfaces onde o líquido que somos se precipita no mundo para pensar nos sistemas que organizam as águas individuais e urbanas.
Envoltos em plástico, cobertos de asfalto e concreto, os fluxos dos nossos climas íntimos e comuns voltam à superfície. As águas procuram gotejar no mundo, transbordar limites que nunca foram fixos, mas provisórios, negociáveis. As gotas de suor nestes trajes de plástico e as poças e enchentes dos rios urbanos insistem e lembram-nos que somos pulsos vivos.
Lisa Blackmore
Co-criação e desenvolvimento de traje Gotejar, esgotejar:
Ateliê Vivo por Andrea Guerra, Carolina Cherubini,
Flávia Lobo, Gabriela Cherubini e Francisca Lima
Ateliê Vivo por Andrea Guerra, Carolina Cherubini,
Flávia Lobo, Gabriela Cherubini e Francisca Lima
Assistência de Curadoria: Arasy Benítez